- PENÁTIES
Para todos os guarada-redes, as grandes penalidades devem ser umas das suas maiores dores de cabeça, pois é necessário tentar advinhar o lado, ser rápido e muito ágil.
Tempo de reação do guarda-redes nas grandes penalidades:
Há uns tempos, foi colocada uma questão de quanto tempo demoraria o guarda-redes a conseguir defender um penáltie. A questão foi feita pelo defesa central da equipa francesa do PSG e da seleção brasileira Thiago Silva. Para responder à questão foi consultado o professor Salman Khan. Aqui fica o vídeo :
- Livres
Muitos guarda-redes ainda sentem algumas dificuldades em fazer uma barreira e não sabem quantos homens se devem colocar na mesma. Por isso aqui deixo uns pequenos conselhos sobre esta matéria para que possam evoluir.
Quantos homens na barreira?
Esta é uma pergunta muito frequente entre os guarda-redes pois existe sempre alguma incerteza de quantos homens devem compor a barreira. Esta pergunta foi respondida pelo site Keeper Stop com uma imagem bem clara de quantos homens devem estar na barreira em todas as zonas do campo. Aqui está:
Como construir a barreira?
Muitos guarda redes têm o hábito de colocar o homem base da barreira na linha do poste, o queésta completamente errado. O homem base deve-se colocar sempre na parte externa da linha do poste, como mostra a imagem abaixo:
Quais as diferenças da barreira normal e da barreira inversa?
Nas imagens abaixo vais poder perceber quais as diferenças entre uma barreira normal e uma barreira inversa.
A linha vermelha representa a bissetriz onde o guarda-redes se deve posicionar para minimizar o ângulo do atacante. As linhas amarelas representam o ângulo do batedor. A linha azul refere-se à visão do guarda-redes no momento do remate.
Repara que na barreira inversa o guarda-redes está a ver a bola, posicionado na bissetriz e colocando 1 homem e meio cobrindo o ângulo direito do batedor. Deves lembrar-te que é sempre necessário colocar 1 homem da linha amarela devido ao efeito que o batedor possa imprimir no remate.
Já na barreira normal, o guarda-redes tem de se posicionar muito longe da bissetriz, deixando um ângulo completamente aberto. Além disso, para ver a bola, repara que ele tem de se posicionar quase no limite do ângulo direito do batedor. A barreira também conta com apenas um homem inteiro excedendo o ângulo esquerdo do batedor. Não há a mesma segurança que na barreira inversa.
No entanto, esta é uma técnica que requer treino e pelo qual a deves treinar nos treinos.
Esta informaçao foi retirada do site Guarda - metas.com ( encontram o link do site na margem esquerda do blog Goalkeeper1 no espaço Lista de Blogues)
Sem comentários:
Enviar um comentário