sábado, 9 de agosto de 2014

Kaylor Navas já canta "HALA MADRID"

No passado sábado ( 2 de Agosto de 2014) foi oficializado em Madrid, Kaylor Navas, guarda-redes costa-riquenho que na passada época 2013/2014 se encontrava ao serviço da equipa espanhola do UD Levante.
O guarda-redes de 27 anos que mostrou o seu valor no Mundial do Brasil 2014 já tinha sido cobiçado por clubes como FC Porto , SL Benfica  e FC Bayern Munchen, mas foi a equipa de Madrid que conseguiu finalizar o acordo  com o guarda-redes e os dirigentes do UD Levante.
Kaylor Navas chega assim a Madrid pelo valor de 10 milhões de euros(valor da sua cláusula de rescisão) e assina assim um contrato de 6 anos que o ligam ao clube da capital espanhola. Kaylor Navas irá discutir a titularidade da baliza merengue com Iker Casillas.


sábado, 2 de agosto de 2014

Guillermo Ochoa é jogador do Málaga

Na passada 5ªfeira ( 31 de Julho de 2014 ) foi apresentado em Málaga o novo guarda-redes que irá proteger a baliza malaguenha na próxima época 2014/2015.
Guillermo Ochoa é o seu nome. O guarda-redes mexicano de 29 anos que deu nas vistas no último mundial de futebol Brasil 2014  chega assim  ao  Málaga FC a custo zero e representará a equipa espanhola nas próximas três temporadas.
Ochoa que na época passada representava o clube françês  Ajaccio, despromovido na última época á segunda divisão francesa, terminou contrato e assim rumou ao clube espanhol sem nenhum custo monetário.  

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Jan Oblak assina pelo Atlético de Madrid

Jan Oblack, guarda-redes esloveno de 21 anos, foi anunciado na passada 4ªfeira(16 de Julho de 2014) como o novo defensor da baliza dos atuais campeões espanhóis e vice-campeões europeus.
Ao que apurou o blog Goalkeeper1, Oblak terá saído do SL Benfica (POR) (clube que o contatou em 2010 ao Olimpija Ljubljana) pelo valor de 16 milhões de euros, fazendo com que este entrasse para a tabela dos 10 guarda-redes mais caros da história... 


Lista dos guarda-redes mais caros da história:

1. Gianluigi Buffon (Parma - Juventus), €54,2 milhões 
2. Francesco Toldo (Fiorentina - Inter), 26,5 milhões
3. Manuel Neuer (Schalke - Bayern), 22 milhões
4. Sebastien Frey (Inter - Parma), 21 milhões
5. David De Gea (Atlético Madrid - Man.United), 20 milhões
6. Angelo Peruzzi (Juventus - Inter), 19 milhões
7. Angelo Peruzzi (Inter - Lazio), 17.9 milhões
8. Jan Oblak (Benfica – Atlético Madrid), 16 milhões
9. Sebastien Frey (Cannes - Inter), 14 milhões
10. Petr Cech (Rennes - Chelsea), 13 milhões

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Neuer, o melhor guarda-redes do Mundial

Manuel Neuer, guarda-redes de 28 anos e que se encontra ao serviço do FC Bayern  no passado  domingo (dia 13 de julho de 2014) foi considerado pela FIFA o " Luva de Ouro" da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Para além de Manuel Neuer, encontrava-se nomeado Kaylor Navas (Costa-Rica) e Sérgio Romero (Argentina). Neur foi campeão do mundo ao serviço da seleção alemã num jogo de grande emoção frente a seleção da Argentina, defendida pelo guarda-redes Sérgio Romero. 



domingo, 6 de julho de 2014

Tim Krul salva "Laranja Mecânica"

Ontem (5 de Julho 2014), jogou-se mais uma partida para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, onde se defrontaram Holanda e a grande revelação deste mundial, a seleção da Costa Rica. Um jogo com muitas oportunidades de golo para o lado da seleção holandesa mas que Kaylor Navas conseguiu evitar proporcionando a todos os adeptos intervenções de grande qualidade. No fim do tempo regulamentar o placar não se alterou, pelo qual foi necessário ir para o prolongamento onde, também não houve alterações no marcador. Aos 120 minutos do prolongamento, Louis Van Gaal, selecionador holandês substitui o guarda-redes Jasper Cillessen e colocou Tim Krul para defender as grandes penalidades.
Nos penalties Krul defende os remates de Bryan Ruiz e Michael Umana, dando a vitória a seleção orientada por Louis Van Gaal e assegurando a passagem da Holanda às meias-finais da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. 




quinta-feira, 3 de julho de 2014

Pedro Carvalho, novo reforço do União Desportiva Vilafranquense Futebol SAD

Na passada 2ª feira (30 de Junho de 2014) foi apresentado no União Desportiva Vilafranquense Futebol SAD, clube recém promovido à divisão Pró-nacional e Campeão Distrital da 1ª divisão, mais um reforço.
Pedro Carvalho é o seu nome. Guarda-redes de 21 anos com toda a formação realizada ao serviço do Estoril Praia e com passagens pelo UD Tires, Carregado e Pêro Pinheiro junta-se assim ao clube ribatejano. Pedro Carvalho é também um dos guarda-redes da Seleção Sénior de Lisboa e encontra-se preparado para abraçar este novo projecto.

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Keylor Navas com destino incerto

Keylor Navas, atualmente guarda-redes do GD Levante (Espanha), equipa da La Liga encontra-se neste período em negociações pelo preço mínimo de 6 milhões de euros . Não se sabe é qual será o seu destino. De um lado FC Porto (Portugal) e do outro Bayern Munchen (Alemanha). O guarda-redes que foi recentemente considerado  o melhor guarda-redes da Liga BBVA à frente de nomes como Iker Casillas, Victor Valdés e Thibaut Courtois e que, para além disso, tem sido uma das peças fundamentais na participação da Costa Ricaque se apurou para os quartos de final na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 ,  tem-se vindo a revelar uma possivel aquisição para qualquer um destes clubes. FC Porto ofereceu cerca de 3 milhões  e necessita de um guarda-redes capaz de realizar boas exibições e que ajude a recuperar o título de campeão nacional perdido na época 2013/2014. As negociações entre o guarda-redes costa-riquenho e o clube portista estão praticamente terminadas faltando apenas o entendimento entre os dois clubes, mas entrou pelo caminho o campeão alemão Bayern Munchen que diz querer um guarda-redes com qualidade para ocupar o lugar de suplente de Manuel Neur.  





Tim Howard, o orgulho americano.

Ontem, dia 1 de Julho de 2014, jogou-se mais um encontro a contar para os oitavos de final da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, onde os EUA foram derrotados por 2-1 frente a Bélgica com os golos marcados já no período de prolongamento.
Apesar da derrota toda a população mundial rendeu-se a fantástica exibição do guarda-redes norte-americano Tim Howard que ao longo do jogo realizou 16 defesas que levavam selo de golo para os belgas, batendo assim um recorde mundial. Tim Howard, guarda-redes de 35 anos que atua no Everton de Inglaterra mostra que apesar da idade e da doença que sofre (síndrome de Tourette) ainda se encontra em excelente forma e capaz de quebrar qualquer preconceito. 
Aqui fica o vídeo que mostra a prestação de Tim Howard no jogo de ontem:



terça-feira, 10 de junho de 2014

Nascer Guarda-redes

Devido à posição de guarda-redes ser especial e diferente das outras, aqui fica um pequeno vídeo que mostra a vida dos guarda-redes no geral, com muito esforço e dedicação.
Este vídeo foi elaborado pela SPORTS MEDIA PRO em colaboração com a a escola portuguesa de  guarda-redes FLY TO THE BALL coordenada pelo treinador Rui De Paiva.




Link da escola Fly To The Ball

Treino no Ginásio

Porque também é extremamente importante a preparação fisica de um guarda-redes, aqui está um bom exemplo de treino que vários guarda-redes podem adaptar no ginásio:


sábado, 24 de maio de 2014

Ter Stegen, novo guarda-redes do FC Barcelona

É Marc-André Ter Stegen que irá ser o guarda-redes do FC Barcelona na época de 2014/2015.
O guarda-redes de 22 anos que estava ao serviço do Borussia Mönchengladbach torna-se assim o sucessor de Victor Valdés na baliza catalã.
O clube alemão foi recompensado com 12 milhões de euros pelo jovem guarda-redes.
Ter Stegen assinou por 5 temporadas e, para já, o seu único concorrente na baliza é Jordi Masip, habitual titular da equipa do Barcelona B, visto que Victor Valdés e Pinto, os guarda-redes da equipa na época recém-terminada, acabaram contrato e abandonaram o clube.




quinta-feira, 15 de maio de 2014

Beto, o guarda-redes mais falado da Europa


Ontem jogou-se a Final da Europa League em Turim, Itália.
Neste emocionante jogo defrontaram-se Sevilha FC (ESP) e SL Benfica (POR). 
O jogo manteve-se empatado 0-0 até ao fim do tempo regulamentar e nos seguintes 30 minutos de prolongamento o marcador não se alterou, pelo qual o jogo foi decidido nas grandes penalidades, onde o Sevilla venceu por 4-2.
Durante todo o jogo, Beto, o guarda-redes português de 32 anos ao serviço do Sevilla FC proporcionou aos adeptos excelentes intervenções que fizeram com que o Sevilla FC chegasse ao desempate por grades penalidades. Nos penalties, Beto negou o golo a Óscar Cardozo e Rodrigo, ambos avançados benfiquistas, e fez com que o troféu fosse para Sevilla.

Os melhores momentos do jogo de ontem à noite:





Desempate por grandes penalidades: 


sábado, 10 de maio de 2014

Treino do Suphanburi FC (Tailândia)


Aqui deixo um pequeno vídeo do treino de guarda-redes em situação de jogo da equipa do Suphamburi FC da Tailândia .




domingo, 4 de maio de 2014

Badou Zaki, novo selecionador de Marrocos


Ao que foi possível apurar, o antigo guarda-redes Badou Zaki que representou a equipa espanhola do Mallorca entre 1986 e 1992 foi o selecionado da federação marroquina de futebol para ocupar o cargo de selecionador marroquino  na Taça das Nações Africanas (CAN) de 2015. 
Badou Zaki já tinha sido responsável pela seleção marroquina entre 2002 e 2006 onde na CNA2004 chegou à final e foi derrotado pela Tunísia. 
De entre a lista de selecionadores, para além de Badou Zaki, encontravam-se nomes como: o francês Hervé Renard, o holandês Dick Advocaat e o italiano Giovanni Trapattoni.


Treino do São Paulo (BRA)

Aqui deixo um pequeno vídeo que mostra o dia-a-dia dos guarda-redes do São Pulo que atuam no Brasileirão. O treinador de guarda-redes é o Mr. Haroldo Lamounier e os guarda-redes são Rogério Ceni, Denis, Renan e Léo. Espero que gostem!!!

sábado, 3 de maio de 2014

Conselho de Joe Hart

Joe Hart, guarda-redes do Manchester City e da seleção nacional Inglesa respondeu a uma pergunta de um jovem guarda-redes leitor da revista Quatro Quatro Dois. 
Quem sabe se esta dúvida muitos de voçês não a têm!

Leitor: "Sou guarda-redes e tenho dificuldades em lidar com a chuva. Há alguma dica para jogar melhor nestas condições?"

Joe Hart: " Numa superfície molhada e lamacenta temos de usar o calçado certo.
Também temos de ver a forma como a bola reage à superfície. Podemos esperar que ela fique mais rápida com a água, mas também pode ficar presa. 
Temos de estar bem posicionados, decidir depressa o que vamos fazer e ir até ao fim. Mesmo que leve a um erro, é melhor ser convicto do que jogar de forma hesitante.
Quando os remates batem numa superfície molhada podemos tentar agarrá-los, mas em caso de dúvida é melhor afastar a bola. Ao apanhar a bola molhada arriscamos a que fuja para a baliza ou para os pés do avançado.
Tentem não usar luvas novas quando estiver a chover, podem ser demasiado rígidas. Depois usem uma escova das botas para tirar a terra." 



Joe Hart utiliza as novas  luvas Neo Pro e as novas botas Umbro Speciali 4 Pro 

Esta entrevista pode ser vizualizada na revista QQD do mês de Maio.

Um sonho realizado por Artur Moraes

Na passada 5ª feira jogou-se mais Liga Europa, do qual a equipa portuguesa do SL Benfica foi a Turim defrontar a Juventus, campeão Italiano e que após um empate por 0-0 conseguiu chegar a final da Europa League devido a na primeira volta terem vencido a JUVE em Lisboa por 2-1. No final do jogo Artur Moraes, guarda-redes do Benfica tirou uma fotografia que colocou no seu facebook com Gianluigi Buffon, o veterano guarda-redes Italiano e jogador da Juventus que é considerado por Artur e por muitos outros, um dos melhores guarda-redes de todos os tempos. Na descrição da fotografia é possivel observar a felicidade de Moraes, que diz: " Mais um sonho realizado. Pra mim este Senhor é um dos melhores guarda-redes de todos os tempos.
Valeuuuuu Gigi Buffon...."

sábado, 29 de março de 2014

Vítor Valdés, não jogará no mundial do Brasil 2014



No Passado jogo da Liga BBVA o Guarda-Redes do FC Barcelona, Vitor Valdés num lance que parecia fácil rompeu os ligamentos cruzados do joelho, uma lesão grave que o fará ficar de fora dos relvados durante 6 meses, o que quer dizer que não jogará no Mundial do Brasil, que se realizará daqui a pouco mais de 2 meses. A lesão ocorreu após Vitor Valdés ter escorregado e todo o seu peso recaír sobre o seu joelho. 
Esperemos que recuperes rápido. Força Campeão!

Aqui está o vídeo que mostra como tudo aconteceu:




Manuel Neur, melhor guarda-redes do mundo


 Manuel Neur, guarda-redes do Bayern Munchen e da Seleção Alemã é por muitos considerado o melhor  guarda-redes do mundo. Com uns magníficos 1,93 metros de altura e dotado de uns reflexos incríveis, em janeiro de 2014, Neur recebe a Luva De Ouro da fifa sendo considerado o melhor guarda-redes da atualidade. 
Aqui fica um vídeo que comprova tudo o que disse acerca de Manuel Neur. O vídeo trata-se de uma compilação de defesas do Neur entre 2008 e 2013. Espero que gostem:




segunda-feira, 3 de março de 2014

sábado, 1 de março de 2014

sábado, 25 de janeiro de 2014

Deixo agora um conjunto de dois treinos da equipa do Celtic Glasgow da Escócia.



quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Aquisição de Inverno ( Luvas de guarda-redes KIPSTA F700)

À pouco tempo adquiri umas novas luvas de guarda-redes da marca Kipsta, à venda nas lojas decathlon. 

CARACTERISTICAS KIPSTA F700

  • Ideal para todos os tipos de piso( relvado natural ou relvado sintético )
  • Palma e dedo pulgar revestidos de esponja e látex extremamente suave .
  • Aperto ajustado: faixa autoaderente dupla para um ajuste perfeito.
  • Excelente aderência devido ao seu magnífico grip.
Estas luvas e todas as outras da marca Kipsta F700 foram desenvolvidas, testadas e recentemente utilizadas pelo guarda-redes profissional françês  Mickaël Landreau.





segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Transição do guarda-redes do futebol 7 para o futebol 11

A Transição do Futebol de 7 para Futebol de 11 


A questão que trago para este artigo é sujeita a grande reflexão e discussão. É vista como a mais difícil transição de um Guarda-Redes, para lá da sempre complicada passagem para o futebol sénior. Contudo, a grande dificuldade que um Guarda-Redes sub-12 se depara tem maior incidência nas variáveis espaciais. Existem alterações de relevo ao nível:
1)      Do tamanho da baliza:
Uma das principais preocupações prende-se na transição da baliza de 6.0 x 2.0 metros para a baliza de 7.32 x 2.44 metros. Alterações em altura e em comprimento definidoras de muito do sucesso (ou falta dele) que um guarda-redes poderá ter num intervalo temporal demasiado reduzido. Surgem novas exigências ao nível dos deslocamentos e à defesa de bolas altas. A todos estes factores, junta-se a idade dos Guarda-Redes envolvidos (sub-12 para sub-13), que se assumem como idades sensíveis ao nível da maturação biológica, com possíveis índices de precocidade.
2)      Do tamanho do campo de jogo:
Para lá da variável ‘baliza’, que sofre mudanças significativas, outro dos factores problemáticos de adaptação é definido pelas alterações da profundidade e largura do campo. As diferenças são variáveis, mas podemos observar, dando um exemplo moderado, incrementos de 30 metros em comprimento e de 15 metros em largura. Estas discrepâncias são muito complexas de lidar numa fase inicial de aprendizagem do futebol de 11. Surgirão dificuldades para realizar coberturas ofensivas ou acções como último defesa para os Guarda-Redes que realizaram a sua formação no futebol de 7 muito perto da linha de baliza. O aumento da distância entre o Guarda-Redes e a linha defensiva é uma das principais alterações impostas pelas condicionantes espaciais.
3)      Do número de jogadores envolvidos no jogo:
Se bem que as variáveis espaciais podem ser definidoras do aumento de complexidade do jogo, o aumento do número de elementos ainda agudiza a situação. Maior número de opções, de focos de distracção e de comunicação. Mais linhas de passe concretizáveis, mais linhas de passe a fechar por parte do adversário, mais elementos passíveis de finalização, mais elementos em ruptura ou cobertura. A relação do Guarda-Redes com o jogo deve ter, nesta altura, bases sustentáveis de evolução, sob pena de ter de ensinar os princípios específicos numa tela bem maior e bem mais complexa.
A missão do Guarda-Redes é complexificada de tal forma que, tendo como exemplo a minha experiência profissional e de convivência com outros profissionais, certos Guarda-Redes acabam por desistir da posição num prazo máximo de dois anos. É fulcral evitar situações como esta acontecerem, devido à desmotivação que as próprias leis do jogo podem criar a um Guarda-Redes, seja ele de estatura alta, média ou baixa.
goal
Baliza com 9,75 por 2,74 metros
Diversas associações, mesmo a English FA, já criaram campanhas construtivas de melhoramento das condições de jogo, revelando a injustiça da brusca transição para as dimensões seniores aos 12 anos de idade. Estas campanhas envolveram a criação de uma baliza de futebol de 11 para que um atleta senior possa saber como um sub-12 se sente, atingindo as brutais dimensões de 9,75 por 2,74 metros.
Mas aqui perguntamos: que factores se assumirão como fundamentais para garantir algum sucesso na defesa da baliza ou bases sustentáveis de evolução para um Guarda-Redes que efectue esta transição? Não há factores milagrosos. O correcto ensinamento do futebol de 7 e as suas bases técnico-tácticas são, de longe, o factor principal para facilitar a nova tarefa de aprendizagem. Senão vejamos:
1)      Princípio do corpo atrás da bola:
É fundamental o Guarda-Redes dominar este princípio. Se o Guarda-Redes acumulava hábitos de efectuar quedas laterais em todo o tipo de bolas no futebol de 7, terá grandes dificuldades com o aumento do tamanho da baliza. As recepções/desvios mais complexos envolverão um tipo de deslocamento lateral (sem ou com cruzamento de apoios) antes do momento de impulsão para a bola.
2)      Posicionamento em momento ofensivo:
Demasiado recorrente, e já referido num artigo anterior sobre a formação de Guarda-Redes do futebol de 7, os Guarda-Redes se manterem junto à linha de baliza quando a bola está longe. Nesta perspectiva, ainda mais longe a bola estará com as alterações das condicionantes espaciais. Quanto mais cedo o Guarda-Redes ganhar a rotina de se aproximar da sua equipa no momento ofensivo (da bola, e do último defesa), mais facilmente cumprirá no futebol de 11. A distância a vencer numa cobertura defensiva ou numa acção como último defesa será bem maior agora.
3)      Posicionamento em momento defensivo:
A aprendizagem do posicionamento na baliza durante o momento de organização defensiva é fundamental. Vemos, no futebol de 7, vários Guarda-Redes, assim que a bola chega ao corredor lateral, encostarem-se ao poste como medida de segurança (proteger o lado da baliza mais próximo da bola). Tal factor desprotege obviamente o lado mais aberto de uma forma muitas vezes fatal. No futebol de 11, quem tiver adquirido esses hábitos, terá mais 1,32 metros desprotegidos com as novas dimensões.
4)      Bolas altas:
Este é um dos maiores problemas nesta transição. Guarda-Redes com estatura média/baixa a ter de defender balizas com 2,44 metros. Em certos momentos torna-se impossível, mas há que transmitir as ferramentas que os ajudarão a ter mais sucesso. Há que estar posicionado fora da linha, sob pena de haver constantemente ângulos de remate impossíveis de fechar mesmo com vários deslocamentos laterais. Relativamente às bolas altas, o Guarda-Redes deve dominar odeslocamento com cruzamento de apoios, de modo a recuperar a sua posição na baliza sem deixar de ver o jogo e a bola.
Numa altura em que vários propõem que, entre o futebol de 7 e o de 11, deve ser introduzido o futebol de 9 neste escalão, algo é certo: há muito mais dificuldades que facilidades nesta transição. Uma medida intermédia pode ser importante, mas o tamanho das balizas nunca alterará. Apenas se com um futebol de 9 se mantiver a baliza de 6.0 x 2.0 metros, e introduzir a baliza de 7.32 x 2.44 metros no escalão se sub-14, poderá haver algum critério. Esperemos para ver. E da minha parte, espero ter deixado o meu contributo.
Este artigo foi elaborado pelo treinador de guarda-redes da formação do Estoril Praia, Portugal, João Garcia . Pode ser consultado em http://thinkingfootball.net/2014/01/20/goalkeeper-transition-from-u12-to-u13/